Cristiano Pinho
(By Luiz Alves)

Cristiano Pinho

Nasceu Cristiano de Pinho Pessoa, em Viçosa do Ceará, mas foi em Fortaleza que fez sua vida como um dos maiores músicos do Brasil. É Graduado em música pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e fez o curso de Harmonia e Improvisação na Escola Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical, no Rio de Janeiro, mas foi nos palcos que Cristiano Pinho se maturou como músico.

Já nos anos 1980, mostrava seu talento com a Banda Budega formada por Rossé Sabadia, Valdo Aderaldo e Edmundo, além de Cristiano Pinho. Ganhando festivais em Fortaleza e dando o que falar com seu rock irreverente, passando pela banda Officina, de som instrumental experimental, ao lado de Pantico Rocha, Eugênio Mattos, Ocello Mendonça e Nélio Costa, aos trabalhos acompanhando outros artistas, como Raimundo Fagner, a quem acompanha há mais de 15 anos.

Em 1997 lançou o disco "Pessoa". O segundo "Cortejo", veio apenas 13 anos depois. Cristiano atribui o longo hiato entre os dois discos ao curso natural de maturação de sua música. "O primeiro disco foi um registro do que vivi até ali. Foram músicas feitas ao longo dos anos, uns 10 anos. Esse segundo, não. Comecei a trabalhar de menos tempo para cá. O que difere um do outro é a sonoridade, o tipo de composição", diz.

No primeiro disco ele traz composições mais intimistas, de sonoridade mais contida. Já "Cortejo", exibe um som mais aberto, com pitadas de rock, blues e da música nordestina.

Radicado em São Paulo desde 2004, Cristiano tem como todo bom cearense um espírito andante, desde sua saída de Viçosa do Ceará, tendo passado pelo Rio de Janeiro, Salvador, até sua atual residência. Mesmo circulando pelo país, vez por outra ele está de volta à terrinha. Seja acompanhando, seja acompanhado, é sempre um prazer ouvir os solos de sua guitarra.

Ouça também!

Voltar

L'Eternel Désir

A Bolha

Amolando Faca

Árvores da Vida

Blue

Dança nas Cordas

Deserto

Destino

Oásis

Pesadelo

Por Aí