Mano Rosa

Mano Rosa

Manoel Rosa da Silva ou simplesmente Mano Rosa, nasceu em Quixeramobim, mas mora em Fortaleza, desde o ano de 1976, quando a família se mudou para a capital. Filho de Luiz Rosa da Silva e Maria do Carmo Rosa da Silva, bem como os seus sete irmãos.

Quando criança, gostava de ouvir rádio e cantar as músicas que ouvia. Em Fortaleza, concluiu o ginásio, a oitava série no Colégio XV de Novembro, situado na Rua Padre Guerra no bairro da Parquelândia, onde aprendeu nas aulas de Educação Artística, noções técnicas superficiais sobre música. Treinou Capoeira no colégio, onde teve a oportunidade de aprender a tocar instrumentos musicais como Berimbau, Pandeiro, Atabaque e outros, e a cantar músicas com os outros alunos. Concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Joaquim Nogueira, onde teve excelentes aulas de Educação Artística sobre a Música Popular Brasileira, do seu início aos dias atuais. Em 14 de Novembro de 1989 profissionalizou-se pela Ordem dos Músicos do Brasil, tendo como professor de Teoria Musical Tarcisio Lima e de Técnica Vocal a professora Joventina Araújo.

Tocou com vários músicos na noite tais como Edvando Menestrel, Roberto Guibson, Rinaldo Barros e outros. Por último, tocou com o violonista Vicente Menezes, que veio a falecer. Começou a fazer composições musicais aos 22 anos e recebeu um apoio muito grande do amigo do seu pai e padrinho de música, Osmar Pereira, que o incentivou a não se desligar da música. Em setembro de 2015 lançou seu primeiro trabalho musical com o título "Mano Rosa Ouvir e Dançar" com dez faixas de letras cantadas e uma instrumental.


1. Carimbosamba

2. Como um baião-de-dois

3. Maria da Penha

4. Mulher Bonita