Serras do Ceará


Voltar

Para conhecer todas as Serras do Ceará, elabore um calendário para alguns meses do Ano. Durante o carnaval, aproveite para fugir da folia, indo à Serra de Guaramiranga onde acontece o Festival de Jazz e Blues. Já durante a última semana do mês de Julho, acontece o Festival de Música da Ibiapaba na cidade de Viçosa do Ceará com algumas extensões em outras cidades da Serra da Ibiapaba.

Serra de Aratanha:

Serra de Aratanha

Serra da Aratanha, também conhecida como Serra de Pacatuba é uma serra localizada no norte do Ceará, na Região Metropolitana de Fortaleza nos municípios de Maracanaú, Maranguape, Guaiúba e Pacatuba, a 30 km de Fortaleza. A serra é um dos maciços residuais dispersos nas depressões sertanejas cearenses. Juntamente com a serra de Maranguape, a serra da Aratanha é praticamente uma extensão do Maciço de Baturité.

Serra de Baturité:

Serra de Batiruté

Serra de Baturité, também conhecida como Maciço de Baturité ou Serra de Guaramiranga, localizada no centro-norte do Ceará.
Está distribuída pelo território de doze municípios, algumas abaixo dos relevos elevados como Canindé, Palmácia, Itapiúna, Capistrano, Caridade e Redenção. Já as cidades de Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti, Baturité e Acarape ficam nas regiões serranas. A região abriga a primeira e maior área de proteção ambiental do estado, abrangendo área de 32.690 hectare.

Serra de Ibiapaba:

Serra de Ibiapaba

Serra da Ibiapaba, também conhecida como Serra GrandeChapada da Ibiabapa e Cuesta da Ibiapaba, é uma região montanhosa que localiza-se no Noroeste do estado do Ceará. A cidade mais antiga da serra é Viçosa do Ceará, que foi colonizada pelos jesuítas da Companhia de Jesus a partir do século XVI, possui a arquitetura tombada pelo IPHAN.

Serra de Meruoca:

Serra de Meruoca

A Serra da Meruoca é localizada no município de Sobral, distante 200 Km de Fortaleza. Sua população estimada em 2015 e de 14.674 habitantes. De suas terras brotam cristalinas águas que por vezes escorrem pelo relevo em esplendorosas cachoeiras e "encantantes" quedas d'água e que, por outras, passa roçando por entre pacientes e deslizantes granitos, a esculpi-los.