Viçosa do Ceará (City Tour)

Viçosa do Ceará

História

Viçosa do Ceará é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi, anacé, arariú e croatá do ramo Tapuia.

No ano de 1700, os padres jesuítas, Manuel Pedroso e Ascenso Gago, fundaram oficialmente a "Aldeia da Ibiapaba", onde hoje se situa Viçosa do Ceará.

Marco importante da história de Viçosa do Ceará foi a construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Conta-se que existem túneis subterrâneos embaixo da Igreja que dão acesso a várias casas antigas da Cidade. Estes túneis eram usados pelos jesuítas para escapar dos ataques indígenas. Conforme informações do Padre Ascenso Gago, sua fundação data do ano de 1695. Nesse contexto, o dia 15 de agosto de 1700 deve ser tomado como marco da fundação oficial da aldeia da Ibiapaba, futura cidade de Viçosa do Ceará. O padre Ascenso Gago, como Superior da Aldeia da Ibiapaba, dirigiu todo o processo de formação da futura Vila. Foi o grande missionário da Ibiapaba.

Em 1759, são abolidas, no Brasil, as missões da Companhia de Jesus, por determinação de Marquês de Pombal, ministro do rei de Portugal, D. José I. Com isso, também foram abolidas as aldeias que tinham o comando dos jesuítas, sendo as mesmas substituídas por vilas e povoados. A 7 de julho de 1759, a Aldeia da Ibiapaba foi elevada à categoria de Vila, recebendo o nome de Vila Viçosa Real da América (*), cuja instalação foi feita pelo o Ouvidor da Comarca de Pernambuco, Desembargador Bernardo Coelho da Gama Casco, que esteve na Vila para instala, em comunicado feito ao povo na Igreja Matriz.

Os pontos turísticos mais visitados e valorizados são:
Igrejinha do Céu: complexo turístico em volta da igreja, contando com restaurante, lanchonetes, lojas de artesanatos locais além do Centro de Eventos.
Igreja do Céu
Igreja do Céu
Igreja do Céu
Memorial Clóvis Beviláqua: museu em memória do maior jurista brasileiro de todos os tempos, filho de Viçosa do Ceará.
Memorial Clóvis Beviláqua
Memorial Clóvis Beviláqua
Memorial Clóvis Beviláqua

Pedra do Itaraguçu: uma enorme pedra em forma de paralelepípedo com tamanho comparado a um prédio de 12 andares. Muitas lendas são contadas a respeito desse local.
Pedra do Itaguruçu
Pedra do Itaguruçu
Pedra do Itaguruçu
Pedra do Machado: um complexo de pedras tendo como a principal e que dá nome ao local, uma enorme pedra que tem o formato de um machado.
Pedra do Machado
Pedra do Machado

(*) Questiona-se as palavras "da América". Segundos historiadores com direito a créditos inigualáveis, o nome real é somente Vila Viçosa Real. A referência da América, contam, que historiadores colocaram para diferenciar uma vila de mesmo nome existente em Portugal.

Onde Comprar

Para o turista, a melhor pedida são as Casas do Turista. São muitas espalhadas pela cidade, sendo a principal delas a Casa dos Licores onde são encontrados mais de oitenta sabores de licores, entre outros produtos específicos da cidade. Outras casas oferecem produtos artesanais em tecidos, bordados e Renda de Bilros. Também são famosos, produtos feitos à base do Barro, produzidos na Vila do Tope. No Mercado Municipal são comercializadas frutas e verduras no varejo e no atacado.

Onde se Hospedar

hospedagemO leque de opções de hospedagem em Viçosa do Ceará vai das símples pensões e Pousadas aos mais luxuosos hotéise e Pousadas. As opções de hospedagem vão de pousadas e hotéis no centro da cidade à confortáveis e aconchegantes pousadas localizadas na área rural.

Onde Comer

onde comerEm Viçosa do Ceará, existem diversos restaurantes e lanchonetes com excelentes estalações e cardápio espalhados por toda a cidade, além de bauneários e restaurantes rurais em sítios mais afastados da cidade. Tanto saído da cidade para a cidade de Tianguá, como saindo para as cidades do estado do Piauí, são encontrados esses restaurantes que, geralmente, oferecem um cardápio voltado para as coisas do lugar, como a galinha caipira. Assim como a Casa dos Licores é o point de compras, a padaria Pão da Vida está para a gastronomia.

Onde se Divertir

onde se divertirSe você pensa em visitar Viçosa do Ceará a procura de agitação, desista. Viçosa do Ceará é ideal para quem gosta de tranquilidade, um clima exepcional, a noite uma taça de vinho ou um café com guloseimas em um dos cafés da cidade, tendo como um dos principais o "Café Vila".
Porém, a cidade promove, além do Carnaval de Marchinhas e a Semana Santa, dois eventos que agitam a cidade durante todo o dia e a noite: Festival de Música da Ibiapaba e o festival Mel, Chorinho e Cachaça.

Como Chegar

Via CE-362, CE-085 ou CE-257. Tempo de Viagem Aproximado: 5h16m

Praça General Tibúrcil

Imagens de Viçosa do Ceará

Igreja Matriz
Igreja Matriz
Praça Clóvis Beviláqua
Praça Clóvis Beviláqua
Igreja Matriz
Igreja Matriz - Interior
Igreja Matriz
Igreja Matriz - Altar Mor
Lagoa Pedro II
Lagoa Pedro II
Ruas
Ruas com casarões tombados pelo IPHAN
Casarões tombados pelo IPHAN
Casarões tombados pelo IPHAN
Casarões tombados pelo IPHAN
Casarões tombados pelo IPHAN
Vida noturna
Vida noturna